
Quem sou
E o que a autoconsciência trouxe para mim
Tenho muito em comum com você...
Também sou afetada pelas situações que hoje afligem a humanidade: o caminhão de coisas que temos a fazer todo dia, o tempo que escorre pelos dedos, as mudanças constantes, as dificuldades e incertezas dos nossos tempos.
Parece que quanto mais fazemos, mais precisamos fazer para atingir ideais de perfeição, aprovação social, performance impecável, resultados crescentes e essas coisas todas que estamos cansados de ouvir e perseguir.
Viver nesse turbulento mundo é exaustivo, muitas vezes assustador. E com frequência nos faz sentir perdidos e questionar: Por quê? Como? Para onde?
Foi com esses questionamentos que me vi em 2013, no auge de uma crise comigo mesma. Eu estava muito dispersa mentalmente, desatenta, sem foco, apenas fazendo e fazendo tudo que aparecia. Não dormia bem, andava angustiada e realizava muito pouco do que me propunha a realizar. Pensamentos de autocrítica me consumiam e me faziam sentir insuficiente.
Eu suspeitava que precisava fazer algo para pacificar minha mente, que parecia ter vontade própria, e disciplinar a atenção. Pesquisando sobre o assunto, encontrei o livro "Foco – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso", de Daniel Goleman. Lá entendi o que se passava comigo e descobri que a prática de um tal de "mindfulness" poderia me ajudar.
Mindfulness é uma palavra que poderia ser traduzida como "autoconsciência" ou "consciência do que experimentamos aqui, agora". A princípio, trata-se de uma prática de focalização de atenção que deriva da meditação, mas não está associada a tradições filosóficas nem religiosas, tendo sido adotada pela neurociência, a psicologia e a medicina. Passei a praticar sozinha, com o apoio de livros, e percebi que aquilo começava a fazer diferença em minha vida.
Praticar mindfulness me tornou uma pessoa mais autoconsciente e "dona" da minha atenção. Me permitiu ter mais disciplina, organização pessoal e melhor aproveitamento do tempo. Passei a direcionar com mais clareza meu poder de intenção para realizar o que era importante, sem me perder em distrações.
Aprendi a observar meus pensamentos como simples fenômenos mentais, sem me identificar com eles, sem levá-los tão a sério. Com isso, os pensamentos negativos, intrusivos, autocríticos, catastróficos, de ruminação e preocupação deixaram de ter poder sobre mim.
Aprendi também a lidar com minhas emoções. Hoje disponho de recursos para apoiar a mim mesma em momentos de stress, ansiedade, nervosismo, angústia... A compreensão que tenho hoje sobre a natureza emocional humana me deixa mais confortável para ser eu mesma, sem me julgar pelo que sinto.
Praticar mindfuness foi tão transformador para a minha vida que decidi me profissionalizar como instrutora. E com isso, desde 2016, facilito o programa de autogerenciamento "Você Mais Centrado", em que compartilho tudo o que aprendi.
Em 2017, comecei a produzir o podcast Autoconsciente, inicialmente para difundir a ideia de levarmos uma vida com mais atenção e autoconsciência – ideia extravagante em um mundo que captura nossa atenção com uma avalanche de estímulos e nos faz viver no piloto automático, apenas reagindo a tudo o que vemos. Ao longo desses anos, o podcast evoluiu e hoje fala de vida interior, para lidarmos com esse mundo complexo e repleto de pontenciais que existe dentro de nós.
Hoje, apoiar as pessoas a serem mais autoconscientes e terem uma vida interior rica, com mais autenticidade e significado, é o propósito do meu trabalho.
Que você esteja bem, um abraço!
Um vídeo que questiona a obsessão por atingir metas, o excesso de positividade e outros aspectos destes tempos estamos vivendo.
Vídeo gravado para o canal Casa do Saber sobre como a prática de mindfulness nos ensina a lidar com os pensamentos que nos desestabilizam
Refletindo sobre ideias muito difundidas a respeito do propósito de vida - e que acabam nos afastando dele. Video para a Casa do Saber.
Durante a pandemia, foram muitas palestras on line para compartilhar práticas derivadas do mindfulness para o cuidado da saúde mental
Do túnel do tempo, um vídeo antigo, em que falo da importância do relacionamento interpessoal no trabalho, um tema que nunca envelhece.
Nesta entrevista para o podcast Abrindo Caminhos, conto como o reconhecimento do que gostamos de fazer e dos nossos talentos nos conduz à realização.
Breve currículo
-
Formação como instrutora profissional de mindfulness pelo Centro Mente Aberta da UNIFESP
-
Criação do programa de autogerenciamento com base em mindfulness "Você Mais Centrado"
-
Criação e produção do podcast Autoconsciente, premiado em 2020 pelo instituto IBest na categoria Top 3 Podcasts Brasileiros
-
Atuação como palestrante e educadora corporativa
-
Formação em coaching executivo pelo Integrated Coaching Institute
-
Certificação na metodologia DISC de análise comportamental pela Etalent
-
Atuação como editora-chefe na Editora Abril na década de 1990
-
Formação em Comunicação Social – Jornalismo pela USP