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Três práticas diárias de autocuidado


Com a vida agitada que levamos, nosso corpo acumula tensões, a mente fica sobrecarregada e o organismo padece com os efeitos do stress e da ansiedade. Estas práticas de autocuidado nos ajudam a relaxar e desacelerar.

1. Detox mental - Do momento em que acordamos até um instante antes de adormecer, nossa mente está em intensa atividade com estímulos internos e externos - informações que nos chegam a todo instante, ruídos e imagens do ambiente, pensamentos... É uma verdadeira intoxicação mental, que contribui para a ansiedade. A proposta, então, é fazer um detox procurando reduzir a quantidade de estímulos internos e externos por meio do silêncio. Procure estar, sempre que possível, em ambientes mais resguardado de ruídos, sem aparelhos eletrônicos ligados – tv, rádio, celular tocando podcast etc. Descansar alguns minutos por dia em um local silencioso, com os olhos fechados e o corpo relaxado e imóvel, é também muito benéfico, reduz a agitação mental e física.


2. Alongamento - Nosso corpo acumula as tensões resultantes da correria e das preocupações do dia a dia, e alguns minutos diários de alongamento ajudam a aliviar essas tensões. Para quem nunca fez aula de alongamento, o recomendando é aprender os movimentos com a orientação de um profissional de educação física ou yoga - há muitas opções de vídeos na internet. Ao alongar-se, procure prestar atenção às sensações, mesmo que não sejam muito agradáveis. O alongamento não é examente "gostosinho' durante, mas traz uma sensação relaxante depois. Além de ampliar a consciência corporal, a prática ensina a reconhecer os nossos limites e relaxar no desconforto, atitudes que são muito benéficas para a vida.


3. Respiração consciente - Respirar profunda e calmamente, com atenção às sensações da respiração, desacelera a mente e ajuda o organismo a recuperar-se dos efeitos do stress. Confortavelmente sentado ou deitado, inspire profunda e calmamente pelo nariz, contando mentalmente "1"; no mesmo ritmo, expire pelo nariz contando mentalmente "2". Continue a sequência: inspira, 3; expira, 4 e assim sucessivamente. Se você se distrair, apenas recomece a contagem. Esse é um exercício que pode ser feito a qualquer momento do dia, pelo tempo que for possível, sempre que você sentir necessidade de desacelerar. O tempo ótimo para uma prática são 10 minutos corridos.

1 commentaire


Invité
20 avr. 2023

Meu Deus! você è a melhor pessoa para falar sobre tudo isso que ouvimos. relacionados aos sentimento e tudo mais.


Eu desejo muito que você fique bem logo.

Se cuida viu.


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