top of page

O melhor remédio para a ruminação mental



Se quisermos ser menos suscetíveis a febres ruminativas, a melhor prevenção é a autocompaixão. Esse é um assunto recorrente no podcast, né? Não tem como ser diferente. A autocompaixão nos ensina a aceitar a nossa humanidade vulnerável e imperfeita, reduz o peso da autocrítica e suaviza as emoções difíceis nos momentos de dificuldade.


Pensa aqui comigo: o que gente rumina? São os nossos erros, fracassos, gafes, decisões infelizes, arrependimentos, culpas? Se tivermos autocompaixão, não vamos ficar nos torturando com pensamentos do tipo "como pude fazer isso, porque fui tão idiota, eu deveria ser capaz disso ou daquilo, eu estraguei tudo, eu não mereço ser feliz". Nós vamos nos lembrar que somos seres humanos falíveis, como qualquer outro, vamos nos aceitar como somos, nos perdoar, começar de novo, virar a página.


Que mais a gente rumina? As experiências difíceis da vida? Decepções, infortúnios, perdas, desgostos, revezes? Isso é muito doloroso. Se tivermos autocompaixão, nossa primeira atitude será reconhecer e suavizar a nossa dor, nos confortar. Porque sabemos que essa é a atitude mais sábia no momento, que nos permite ter lucidez para lidar com a situação ou serenidade para aceitar o que não podemos mudar.


E olha, nós podemos ter autocompaixão também nos momentos em que ruminamos. Como diz a Kristin Neff, nossa eterna referência no assunto, não cabe a gente se julgar porque a nossa mente abriga um turbilhão de pensamentos negativos. Vamos nos lembrar que a ruminação é um esforço da mente em entender, mudar ou resolver uma situação indesejável, e que na origem disso existe apenas o desejo de nos sentirmos seguros.


Podemos fazer das nossas aflitivas ruminações um treino para sermos mais compassivos com nós mesmos. Dizer o nosso nome, conversar gentilmente conosco, reconhecer o que estamos sentindo com aceitação e nos oferecer o conforto de um abraço. Se em outros momentos difíceis da vida pudermos lembrar de nos tratar assim, quem sabe um dia as ruminações não mais tomarão a nossa mente.


Trecho do Autoconsciente Podcast episódio 123 – Ruminação mental



bottom of page