top of page

O intestino, quem diria, é o nosso segundo cérebro




"Algo que me surpreendeu muito, quando tomei conhecimento do assunto, é a relação e

ntre nutrição e saúde mental. E o elo entre uma coisa e outra é o intestino. Os especialistas dizem que o intestino é o nosso segundo cérebro, pra você ver a importância que esse órgão tem para a saúde mental. Quem diria, não? É isso que vamos explorar aqui.


Para começar, o intestino é uma fábrica de substâncias do sistema nervoso chamadas de neurotransmissores. Sabe a serotonina, popularmente conhecida como "hormônio da felicidade", que regula o humor e o sono? Noventa por cento da serotonina é produzida no intestino. Sabe a dopamina, neurotransmissor dos sistema de recompensa do cérebro, que nos dá motivação para fazer as coisas, literalmente a motivação para a vida? Cinquenta por cento dela é produzida no intestino. Ele também produz substâncias de nomes complicados e efeito tranquilizante, as mesmas substâncias que estão presentes nos medicamentos ansiolíticos.


Pois é. Nós que aprendemos nas nossas aulas de ciências que o cérebro comanda os demais órgãos do alto da sua torre, no topo da cabeça, precisamos rever alguns conceitos. O fato é que os órgãos todos são interdepentes, não tem essa de um ser mais importante do que o outro. No caso do cérebro e do intestino, eles estão em estreita comunicação o tempo todo, e na verdade o maior fluxo de mensagens parte do intestino, ou seja, ele tem muito mais a dizer para o cérebro do que o contrário.


Mas enfim, o que se passa no interior da barriga tem enorme influência sobre o nosso estado de ânimo, humor, emoções e em última análise, sobre a saúde mental. E sendo o intestino um órgão do sistema digestório, o alimento que a gente ingere tem influência sobre a nossa saúde mental.


Uma vida com mais autoconsciência inclui compreender como o nosso organismo funciona e fazer escolhas que consideramos benéficas para nós. " Trecho do Autoconsciente Podcast episódio 134 - Nutrição e saúde mental.


bottom of page