top of page

Nosso valor não é medido pela produtividade

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/gqN4WAX7LHc" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>


Assumir que o nosso valor é medido pelo quanto a gente produz empobrece a nossa vida. Leva a um esvaziamento de sentido que é causa de muito sofrimento psíquico e infelicidade. Não por acaso a depressão é tão assustadoramente comum nestes tempos.


A gente precisa expandir a visão do que é ser humano e do nosso valor. Resgatar as ideias dos antigos filósofos que falavam no cultivo de virtudes e do papel do ser humano na Natureza.


Agora eu é que faço uma pergunta. Como você quer ser lembrado pelos seus amigos e parentes quando não estiver mais neste mundo? Você quer ser lembrado pelo quanto produziu? Ou quer ser lembrado como um bom amigo, uma mãe ou pai amoroso, um cidadão consciente, um ser humano generoso, justo, respeitoso, compassivo, pacífico, uma pessoa de bem?


As sementes de todas essas e outras virtudes estão em você, cultive-as. Nelas reside o seu valor.


Trecho do Autoconsciente podcast episódio 126 - Quando não estamos dando conta - Parte 2


Comments


bottom of page